REPTANDO.....

Porquê o nome ? Porque nos apeteceu. O objectivo? Questionar sobre tudo aquilo que achemos por bem mas… indicando sempre a fonte. Ah…Os destinatários não terão o seu nome escarrapachado mas…ele estará lá.

18 janeiro 2007

Deixem-me rir...

Li no diário digital barlavento que os tempos de espera das consultas externas no hospital de Faro são dos maiores do país, podendo atingir os três anos, realidade que a Administração Regional de Saúde do Algarve pretende inverter através de um novo sistema informático.
Exactamente, segundo a Administração Regional de saúda do Algarve, a situação será invertida com um novo sistema informático….DEIXEM-ME RIR POR FAVOR
Ahahahahahahahaha
Então o sistema informático é que vai resolver o problema ?
Será que os doentes passam a ser atendidos por um computador e ficam tratadas?
Que rica oportunidade de alguém estar calado para não dizer asneiras…penso eu de que….
Que me diz a isto. Acredita no pai natal?
Por favor….acudam-me. Digam-me se é mesmo verdade.

Etiquetas:

16 janeiro 2007

Lagoa foi elevada a vila há...234 anos

Hoje é dia 16 de Janeiro. Foi precisamente nesta data, já lá vão 234 anos que, por alvará de D. José, foi criado o Concelho de Lagoa, tendo sido elevada à condição de vila a sua principal povoação – Lagoa, terra conquistada aos árabes e integradas no reino de Portugal, na época pertencente ao termo de Silves.
Que me chegasse ao conhecimento apenas de salientar neste dia, uma conferência histórica.. Os convidados são o Mestre Valdemar Coutinho que faz a introdução e apresentação da oradora Teresa Lacerda, ambos do Centro de História Além Mar – Universidade Nova de Lisboa.
Momentos de História…o tema “A Expansão Manuelina e D. João de Menezes – Comendador de Aljezur.
Não sei se vai estar muita gente ou não. Por motivos diversos não vou poder lá estar. E você que me lê….esteve ?
Texto de: Manuel Amorim

Etiquetas:

14 janeiro 2007

Porquê ?

Depois de Lagoa nos deixar a indicação de que vai transitar o ano de 2006 com cerca de 4 milhões e quinhentos mil euros por gastar, acabo de saber pelo site do canallagos que a autarquia Lacobrigense, para além de ter as contas com os seus fornecedores em dia, termina o exercício com 6 milhões e oitocentos mil euros em caixa. Por um lado fico satisfeito que, quer numa autarquia PSD e outra PS, estão a pagar atempadamente aos seus fornecedores e ainda ficam com uma mão cheia de euros por gastar. Mão cheia é como quem diz, milhões de euros. No entanto seria interessante saber a razão desta situação.
Será que as duas câmaras estão a cobrar impostos a mais aos munícipes e daí os saldos apresentados ?
Ou será que a incapacidade dos técnicos para atempadamente apresentarem projectos de infra-estruturas leva a que não se gaste o dinheiro orçamentado ?.
Cá para mim, o problema é que muitos técnicos devem estar mais preocupados com os SEUS PROJECTOS do que os projectos de quem lhes paga mensalmente, e aqui, a culpa, claro, é da vereação que não os faz cumprir os seus principais deveres. Trabalhar a tempo inteiro para quem lhes paga ao fim do mês.
Texto de Manuel Amorim

Etiquetas:

Devagar devagarinho - Parte 2

Tudo continua na mesma em relação às infracções ao trânsito junto à rotunda da GNR. Espero não ser eu o primeiro a ser multado. As viaturas continuam a estacionar. O sinal de poder estacionar para pessoa deficiente...continua no mesmo lugar a...infrigir a LEI.
Como dizia no meu escrito de hoje, por onde os outros passam também vou passar a....passar.
ahahahaha

Etiquetas:

Afinal, a Assembleia Municipal de Lagoa….mexe

Fiquei a saber que os eleitos para a Assembleia Municipal de Lagoa (Deputados, Membro e Inerentes), vão ter um ano de 2007 em cheio. Repare.
De 19 a 26 de Fevereiro os eleitos vão estar na Freguesia de Lagoa;
Entre 23 e 30 de Abril, vão até Carvoeiro.
Depois, Porches, vai receber os mesmos eleitos entre 18 e 25 de Junho. Ferragudo vai recebe-los entre 17 e 24 de Setembro.
Claro está que as Grandes Opções do Plano e Orçamento são em Lagoa, entre os dias 10 e 17 de Dezembro.
Quer dizer, os munícipes só podem recorrer aos seus eleitos em 5 (cinco) ocasiões, num ano, tantas como as Assembleias Municipais ordinárias, obrigatórias porque, como deve saber, nas outras, nas extraordinárias, figura a LEI DA ROLHA.
Última nota
Quem me informa sobre o trabalho efectuado até agora pelas comissões ou grupos de trabalho, tão propaladas no inicio desta maioria PS na Assembleia Municipal de Lagoa ?

Etiquetas:

Desilusão…

Palavra que estou desiludido. Uma desilusão esperada é certo, mas existia sempre aquela pontinha de esperança de que conseguisse levar a água ao moinho. Mas não. Apenas consegui até agora, provocar a abertura da torneira. Isto é. O blog é visitado mas, apenas visitado. Não era objectivo deste blog que as pessoas começassem a desancar em tudo e todos. Mas esperava que ajudasse a levantar alguns problemas. Porque eles, os problemas, são de todos nós. O poder de compra baixa; as instituições demoram nas respostas; As pessoas complicam em vez de simplificar; Os assuntos andam devagar, devagarinho porque alguém tem interesses nisso. E tudo continua na mesma. Alguns expertos utilizam cargos para benefícios pessoais e nós…cantando e rindo, quando eles, os beneficiados, é que se riem. Bons carros. Boas vidas. Como nada fosse com eles. Enfim. Deixa arder que o meu pai é bombeiro.

Etiquetas:

09 janeiro 2007

Em Directo Com…

Na próxima 5ª feira dia 11, convido os leitores deste blog a estar atentsos á entrevista que vamos fazer na Rádio Lagoa, a partir das 18h15. O convidado é….Dr João Amado, Médico, Presidente do PSD/Portimão e Vereador da Câmara Municipal de Portimão.
E não se esqueça de que durante o programa pode fazer as perguntas que entender a este nosso convidado.

Etiquetas:

O fado é que induca, o vinho é que instrói...

Mais uma expressão que trazemos para este blog. Desta vez o nosso pensamento sobre esta expressão vai direitinho para Portimão, para um comunicado PSD/Portimão, do dia 8 de Janeiro.
“O Presidente da Câmara Manuel da Luz das entrevistas às revistas “cor-de-rosa” e das “festas para inglês ver” que “apoia e ajuda a promover para auto promoção”, secundado pelo Vereador Dr. Luís Carito que prefere "refugiar-se no insulto cobarde, na insídia mais baixa e nas aleivosias boçais", promovem hoje a Vereador a tempo inteiro o Sr. Jaime Dias, “oco como a rã que queria ser boi e acabou por rebentar imbuída de tanta balofa vaidade”.
Citando agora o Observatório do Algarve sobre o mesmo tema…
“Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal de Portimão, rejeita os ataques do PSD e diz que os social-democratas devem mudar de estratégia.
Iniciámos com uma expressão e vamos acabar com outra: QUEM FALA ASSIM…NÃO É GAGO.
Fonte: PSD/Portimão; Observatório do Algarve e Manuel Amorim

Etiquetas:

Cada povo tem o governo que merece

Esta á uma expressão que ouvimos com muita frequência., diria até com frequência a mais. E é mau. É mau porque demonstra que o povo não está satisfeito com os seus governantes, com os políticos, com os dirigentes. E vai daí, descarrega em si próprio e sua incapacidade de pensar no momento de votar ou tomar uma decisão. Normalmente nós vamos sempre pelo mais fácil. Ir atrás dos outros, do maralhal. E depois, lá vem a frase repetida muitas vezes….Cada povo tem o governo que merece. Pois bem. Afinal como é que tudo começou?.
A frase é de autoria do filósofo francês Joseph De Maistre (1753-1821), crítico da Revolução Francesa, inimigo das repúblicas e defensor das monarquias e do papa. Apesar de a frase ter servido sempre para glosar todos os governos, os alvos preferidos são aqueles escolhidos por voto popular. Porém, nada se diz quando os eleitores mostram sabedoria nas votações. Assim, contrariando a máxima popular, o filho feio sempre tem por pai o próprio povo. No fundo, a crítica não é aos maus governantes, mas aos responsáveis pela elevação aos cargos.
Neste caso, nós…digo eu.
Fonte: Internet e texto de Manuel Amorim

Etiquetas:

08 janeiro 2007

A voz do dono ..parte 3

Como achei giro este tema e pelo comentário que se obteve, volto à carga para deixar mais algumas reflexões.
Eu sei que me limitei a dar a conhecer a fonte da tal expressão…A VOZ DO DONO.
No entanto a partir dai podemos partir para milhentas considerações. Acontece que tenho à minha frente um livrinho sobre o “Comentário político na Comunicação Social” e nele fui confrontado com uma explanação do Dr. José Miguel Júdice sobre esta questão bastante interessante. Acontece que após as primeiras linhas de leitura, de imediato me lembrei de outra expressão que poderá ter um pouco a ver com tudo isto. A expressão é…..TODO O BURRO COME PALHA, O SEGREDO ESTÁ EM A SABER DAR. José Manuel Júdice diz, em relação ao comentário político, que ele pode ter diversas leituras e formas. É evidente que estamos a falar da independência. A independência de quem faz o comentário. É que segundo Júdice, há várias teorias possíveis para a pôr em prática. Repare só: Será que a independência é ver as questões de um ponto de vista de Sírius ? Neste caso escreve-se ou comenta-se porque se é indiferente?
Ou será que a independência deve ser vista do ponto de vista do escuteiro e então escreve-se porque se quer fazer a boa acção diária?
Ou do ponto de vista do missionário e então escreve-se para salvar as almas?
Ou ainda, do ponto de vista do pica-pau e escrever é algo que serve para irritar?
Ou porque não do ponto de vista do sádico que escreve para magoar ou do masoquista que escreve para sofrer?.
E porque todo o burro come palha…o segredo está em saber como dar…também o comentador que escreve ou fala, pode mostrar que, mesmo sendo a voz do dono, tem imensas formas de não mostrar isso, ou seja…ser a voz do dono.
Eu continuo a pensar que…ser directo é mesmo ser diferente.

Etiquetas:

A Voz do dono....parte 2

Um anónimo fez o seguinte comentário sobre o tema…a voz do dono
Caro, Amorim, acabou de descrever e dar razão a todos os que acusam que a comunicação social do concelho de Lagoa, Rádio Lagoa e Gazeta de Lagoa em relação aos poderes instalados quer na Câmara quer nas Juntas, Será esta a realidade?
A minha resposta está dada em comentário no mesmo local, no entanto gostaria de deixar mais algumas ideias sobre a questão. A história diz-nos que …não há fumo sem fogo. A história da Rádio Lagoa também nos diz que sempre teve no ar programas cujo objectivo é denunciar o que está mal feito. Como bem se recordam, eu próprio tenho lançado alguns programas nesse sentido. O grande problema é que as pessoas que são capazes de acusar a comunicação social de estar feita com os poderes instalados, por norma, não mexem uma palha em sentido inverso. Limitam-se a dizer…Estão feitos. Comem todos do mesmo tacho. No entanto, quando se coloca um programa no ar para discutir os problemas da nossa terra, nem abrem a boca. Aliás, abrem a boca telefonando para nós, falando das situações mas…nada de nomes….para evitar problemas com esses poderes. Tenho dezenas de casos destes durante o ano. Diria ainda que este blog tem objectivos idênticos a programas que animo na Rádio Lagoa. Falar em coisas que vamos observando. É mais um meio de divulgação. É preciso saber aproveitá-lo da melhor maneira, dando informações, opiniões, fazer comentários.
Mas atenção…desde que sejam com o sentido objectivo de melhorar o que está mal, chamar a atenção sobre situações menos boas. Nunca com o objectivo de achincalhar. E nada de anónimos.
Ah…E afinal a comunicação social está presa ou não ao poder?
Mais uma vez dizemos. Essa resposta cabe-lhe a si e não a mim, porque sou parte interessada.
Mas volto a repetir o que disse no comentário: No dia em que isso acontecer…faço exactamente o mesmo que fiz quando renunciei ao mandato na Assembleia Municipal de Lagoa. Porque não preciso de nada. Porque me estou nas tintas. Porque não dependo de nada para nada. A única coisa que me preocupa é a minha saúde. Assim 90 % dos portugueses pudessem dizer o mesmo.

Etiquetas:

Hospital do Barlavento - Entradas e saídas

Sempre ouvi dizer que, o que entra…sai. Mas nem sempre acontece assim.
Veja-se a entrada para o hospital do Barlavento. Há de facto uma entrada mas, não há saída. Já pensou o que pode acontecer se se verificar um acidente nos acessos ao hospital ?
Já desafiamos em tempos, o responsável da protecção civil de Portimão, a resolver o problema ou pelo menos, a tecer algumas considerações sobre a situação só que…até agora….nada.
Para já, para além destes escritos, vou continuar a pedir sorte para que não aconteça um acidente grave, naquelas imediações, que impeça o transporte de doentes para o hospital do barlavento.
Vamos continuar a trazer grandes eventos para o Barlavento (Barcos - Automóveis - Humor...gastar milhares de euros em fogo de artificio).mas....vanos continuar a deixar os nossos problemas para resolver...amanhã.

Etiquetas:

07 janeiro 2007

A Voz do dono....

Já todos ouvimos muitas pessoas, principalmente os políticos, quando querem denegrir outros, dizer…Fala a voz do dono. Toma atenção à voz do dono. Tens que obedecer ao dono senão; e ainda….és a voz do dono.
E afinal de onde vem esta expressão ?. Se não sabe vai ficar saber tanto como eu, isto porque me dei ao trabalho de fazer a pesquisa.
Foi assim…
Tornou-se célebre a figura de um cão ouvindo um fonógrafo, acompanhada desta expressão que foi utilizada por um fabricante de discos e de um aparelho destinado a reproduzir os sons gravados. A frase teria sido pronunciada pela primeira vez por Thomas More (1478-1535), depois transformado em santo, quando actuava como juiz de uma causa entre sua esposa e um mendigo. Lady More trouxera para casa um cachorrinho extraviado e um dia um mendigo apresentou-se como dono do animal. Querendo ser justo, o famoso humanista inglês pôs sua esposa num dos cantos da sala e o mendigo no outro, ordenando que cada qual chamasse ao mesmo tempo o cachorrinho, que estava no meio dos dois. Sem vacilar, o animal correu para o mendigo, reconhecendo a voz do dono. Para não deixar muito triste sua esposa, o marido pagou uma moeda de ouro pelo cãozinho.

Etiquetas:

06 janeiro 2007

Uma pergunta…

A 16 de Janeiro de 1773 por alvará de D. José foi criado o Concelho de Lagoa, tendo sido elevada à condição de vila a sua principal povoação – Lagoa.
Segundo fontes históricas o primitivo aglomerado de Lagoa terá nascido em redor de uma lagoa, cujos pântanos foram sendo secos com a finalidade de se criarem terras férteis e habitações onde os povos do império muçulmano acabaram por se instalar.
Quer dizer que são 234 anos sobre aquela data. Será que a Assembleia Municipal de Lagoa esteve desatenta e não criou uma comissão para o efeito ?
Como não há feriado….que se lixe. Não acredito.
Fonte: História (Município de Lagoa) e Texto de Manuel Amorim

Etiquetas:

Simplex ou….enganex ?

Sabemos que a longevidade dos portugueses está a aumentar em cada ano.
Mas assim tanto… Como se pode verificar nesta licença, a sua validade vai até ao ano de 2105. Sim ano de 2105. Ora, se a licença tem validade até 2105 quer dizer que o munícipe tem autorização de conduzir até aos 165 anos.
Bom. De certeza que foi um lapso, mas a curiosidade aqui fica.
Texto de: Manuel Amorim. Documento cedido por um curioso identificado
.

Etiquetas:

05 janeiro 2007

Devar...devagarinho

Está a ver esta rotunda junto á GNR em Lagoa?Diga lá se não está bonita...apenas a rotunda. Quanto ao resto…nós explicamos.
Fez-se a rotunda, pintou-se a rua e colocou-se um traço contínuo que, segundo o código de estradas, não podemos pisar senão…lixam-nos. Também sabemos que não se pode estacionar nas curvas. Também sabemos que não podemos estacionar se existir um sinal de estacionamento proibido.
Pois bem. Naquele local existem; Placa de estacionamento proibido; Traço contínuo e…uma curva., 3 razões que nos podem levar a uma multa.
Mas….há mais. Existe ainda lá um sinal de estacionamento condicionado para uma pessoa com deficiências. Quer dizer, uma série de atropelos á lei. Que se podem cair-nos em cima. Já contactamos a GNR de Lagoa para sensibilizar as pessoas que estacionam lá os carros para a infracção que cometem;
Já solicitei os bons ofícios do vereador Sr. Jaime Botelho, para a resolução do problema. Já lá vão 15 dias. Meus caros amigos….não tenham dúvidas que se a GNR fizer um controle no local…lá se vai parte do nosso vencimento. E não nos podemos queixar porque… Dura Lex Sed Lex. A Lei é dura e quem se lixa é o mexilhão


Etiquetas:

E ao sexto dia.....

Hoje é o 6º dia da existência deste blog. Desde já agradeço a todos aqueles que o estão a divulgar e principalmente a quem nos visita, mas….gostaria de deixar um pedido a todos eles. Que este blog seja visto apenas e só…como um fórum de opinião.
Que este blog seja um local onde, de forma subtil sejam indiciados alguns assuntos que andam de boca em boca
Como pode verificar… todos os textos ou fotos colocados têm identificação. Gostaria também que os seus comentários tivessem esse cariz. Frontalidade na opinião, a sua opinião, sem ofender…mas dando a conhecer o dono da opinião.
Ah…não se esqueça de nos mandar opinião…fotografias. Tudo o que possa ser divulgado.

Obrigado

Etiquetas:

04 janeiro 2007

Assembleia Municipal de Lagoa

Um ano e picos. Tempo de analisar o que ouvimos na tomada de posse e os resultados, passado este ano e picos.
O melhor adjectivo: Quadra do António Aleixo: Tu que tanto prometeste/enquanto nada podias/hoje que podes esqueceste/tudo o que prometias.
Senão vejamos. O PS na tomada de posse prometeu:
Comissões e mais comissões para acompanhar a gestão do executivo.
Criação de página na Internet para dar a conhecer as suas actividades;
Instalações mais apropriadas para os DEPUTADOS e MEMBRO (nós dizemos MEMBROS e INERENTES)
Mais democracia;

E o que estamos a constatar ?
Comissões ? Temos assistido ás Assembleias Municipais e não demos por elas, excepto a do 25 de Abril do ano passado que a própria b comissão reconheceu o seu trabalho quase….nulo)
Pagina na Internet da Assembleia Municipal: Onde é que está…onde é que está?
Instalações mais apropriadas ? Só a mudança entre os políticos e a plebe;
Mais Democracia ? ah ah ah ah deixem-me rir. Cortaram-me o pio. Amordaçaram-me. Não me deixam falar….nas Assembleias Extraordinárias;
Que mudanças ? Visitas às freguesias, sem aderência significativa por parte dos deputados, membros ou inerentes.
Ah…uma mudança notamos entre 2006 e 2007. O orçamento da Assembleia Municipal aumentou cerca de 39 por cento.
Bom. Resta-nos uma consolação…. Se a Assembleia Municipal não fez nada…nada...nada, valha-nos a junta de freguesia de Lagoa que segundo li um escrito do meu amigo xico….dá dá dá dá dá dá…subsídios
ahahahahahahahaha
Texto de: Manuel Amorim

Etiquetas:

Em Directo Com....

Logo á tarde, a seguir ao SUL EM NOTICIAS na Rádio Lagoa vai para o ar o segundo programa da nova série de EM DIRECTO COM...Hoje os convidados são o Paulo Roberto e Anibal Almeida, fundadores da nova Associação Académica da Bela Vista, com séde no Parchal. Uma nova associação ou...mais uma associação ?
É a pergunta que deixamos até logo à tarde.
Oiça então logo á tarde o que estes dois dirigentes têm para nos dizer, na Rádio Lagoa
Texto de: Manuel Amorim

Etiquetas:

03 janeiro 2007

Há dias assim...

Hoje estou calão para escrever.
Não me apetece pensar. E senão me apetece pensar também os assuntos não aparecem. Aliás, tentei iniciar uma pequena sátira mas ainda não saiu nada de jeito. Espero que amanhã as ideias cheguem mais depressa.
Haja saúde.
Texto de Manuel Amorim

Etiquetas:

02 janeiro 2007

Nós fazemos o repto…

Entre 1 de Janeiro e 5 de Dezembro de 2006, nos serviços da autarquia Lagoense deram entrada 73 pedidos de informação (Artº 110º, 177/01) e 27 pedidos de informação prévia, artº 14º 177/01, o que soma…..exactamente 100 pedidos.
Feitas as contas, os 100 pedidos entraram a uma média de 0,43/dia.
Temos conhecimento que as respostas rondam os 35/40 dias…. ou mais.
Algumas perguntas se impõem:
Primeira – Será que os Srs membros da Assembleia Municipal não deveriam estar mais atentos a estas questões que lesam o cidadão ?
Segunda – Será que a autarquia não tem quadros técnicos suficientes para dar resposta em tempo útil ?
Terceira – Será que eu estou a incorrer em erro de avaliação pela GRANDE COMPLEXIDADE destes pedidos ?
Quarta - Dizia-me um ex-candidato com responsabilidades no poder autárquico que, após ser eleito…tudo ia mudar nas capelinhas da autarquia.
Como coloco algumas hipóteses espero, que alguém me possa dar luz sobre esta questão.
Nós fazemos o repto….você responde..se quiser
Fonte: Relatório da Informação do Presidente acerca da actividade municipal. (Assembleia Municipal de 27 de Dezembro de 2006) e texto de Manuel Amorim.

Etiquetas:

Acredite se quiser…

De parabéns deve estar aquele munícipe de Portimão a quem lhe passaram licença de velocípedes até ao ano de 2105. Sabemos que a esperança de vida está a crescer mas assim tanto…
Bom, o munícipe tem neste momento 66 anos e passou a ter licença para conduzir até aos 164 anos. Parabéns.
Fonte: Ouvinte da Rádio Lagoa e texto de Manuel Amorim

Etiquetas:

01 janeiro 2007

Há sempre uma ovelha tresmalhada...

Há sempre uma ovelha tresmalhada Só que neste caso não é uma o velha mas…um poste de iluminação pública. É na estrada Lagoa-Sesmarias. Existem 2 postes tresmalhados.
Será que ninguém viu ?
Delegação de competências…poderão dar nestas situações ?Quem fiscalizou a sua colocação e deu o seu aval ?
Texto e foto de: Manuel Amorim


Etiquetas:

Fotos do 1º Banho - Pintadinho - Ferragudo

Fotos de: Manuel Amorim



Etiquetas:

1º Banho de Mar na Praia do Pintadinho

Alguns corajosos iniciaram o 1º dia do ano de 2007 com um banho de mar, na Praia do Pintadinho, em Ferragudo. A iniciativa partiu do médico Piçarra Ramos que em conversa com a Rádio Lagoa, culminou com este lindo banho. Muitos banhistas corajosos. Muitos curiosos também. Para o ano lá nos vamos encontrar novamente. Se hoje estiveram 30 para o ano queremos 100.
Ah…a Junta de Freguesia ofereceu t-shirts e também foi servido um cacauzinho quentinho no restaurante do Valério. E não faltaram os bombeiros de Lagoa para a possibilidade remota, de algum acidente.
Texto de: Manuel Amorim

Etiquetas: