REPTANDO.....

Porquê o nome ? Porque nos apeteceu. O objectivo? Questionar sobre tudo aquilo que achemos por bem mas… indicando sempre a fonte. Ah…Os destinatários não terão o seu nome escarrapachado mas…ele estará lá.

28 fevereiro 2007

Onde vamos parar…

Os últimos acontecimentos na nossa zona são de colocar os cabelos em pé.
Em Portimão, políticos utilizam a força física.
Em Silves, os políticos utilizam a Lei pena da Lei.
Em Lagoa e Estombar, anónimos utilizam a penumbra da noite para fazer chegar as suas mágoas.
Tenho pena. Muita pena. Pena de que depois de tudo isto tudo continue na mesma.
O político já vê estas situações com uma normalidade assustadora.
O cidadão já acha a tudo isto normal e por isso está-se nas tintas para dizer BASTA.
Restam alguns batalhadores para ir dando conta das situações mesmo sabendo que alguém vai vomitando que se é a voz do dono.

Etiquetas:

24 fevereiro 2007

Se eu fosse poder...Parte 2

Caros amigos…obrigado por terem tido a paciência de colocar comentário ao meu comentário sobre ….Eu se fosse poder….agradecia
Sei, e disso faço uso muitas vezes, que os meus comentários ou criticas são…”aquilo que penso”. Isso não pressupõe que seja verdade. É a minha verdade. É o meu ponto de vista. Discutível. Muito discutível mesmo.
Mas atenção. Eu tento escrever crónicas. E como diz o Artur da Távola (ver http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/lit-jor.htm....a crónica é a expressão das contradições da vida e da pessoa do escritor ou jornalista, exposto que fica, com suas vísceras existenciais à mostra no açougue da vida, penduradas à espera do consumo de outros como ele, enrustidos, talvez, na manifestação dos sentimentos, ideias, verdades e pensamentos. Uma crónica é…continua Artur da Távola…É o samba da literatura. É ao mesmo tempo, a poesia, o ensaio, a crítica, o registo histórico, o factual, o apontamento, a filosofia, o flagrante, o mini conto, o retrato, o testemunho, a opinião, o depoimento, a análise, a interpretação, o humor. Tudo isso ela contém, é polivalente. Directa a simples como um samba. Profunda como a sinfonia.
Ou seja…um texto ou uma crónica não passa de tudo o que o nosso pensamento queira explanar.

22 fevereiro 2007

Eu se fosse poder….agradecia

Eu se fosse poder….agradecia E agradecia o quê e a quem ? Eu explico.
No próximo sábado, a Assembleia Municipal de Lagoa, de maioria socialista, vai fazer uma visita à freguesia de Lagoa, a exemplo do que já fez em outras freguesias. Pois bem, os locais escolhidos foram: Zona nova da cidade; Parque de merendas e arranjo urbanístico junto á estrada Lagoa-Estombar. Visita ao Centro Popular de Lagoa; Estrada da torrinha; Mercado Municipal; Escola de Artes; Obras de Saneamento na Canada; Praia de Benagil (café); Praia da Marinha; Estrada Intermunicipal e Piscina Municipal. Que tal ? Pelos vistos o que se pretende nesta visita é mostrar aos autarcas lagoenses os locais razoavelmente tratados, locais por onde eu e você simples cidadãos, passamos diariamente ou quase. Por esta razão…eu se fosse poder agradecia a visita e no fim oferecia um bom almoço pela ideia. Mas como não sou poder, penso de outra forma. E esse pensar ia no sentido de pedir aos autarcas que aproveitem o outro fim de semana e façam uma VISITA NÃO GUIADA. Que passem pelos locais cheios de porcaria que dão um aspecto terrível a quem passa; que visitem os locais onde os cheiros são nauseabundos por falta de saneamento; etc, etc, etc.. Uns, de responsabilidade da autarquia; Outros de particulares mas….existem leis para evitar essa situações. E depois…ajudem o poder com ideias para resolver estas situações. que raio...oiçam a voz popular.
Diga lá se não é uma óptima ideia.
Ah….de quem foi a ideia para visitar estes ex-libris de Lagoa ?

Etiquetas:

18 fevereiro 2007

Carnaval 2007 - Lagoa

















Fotos de: Manuel Amorim

Etiquetas:

Carnaval 2007 - Lagoa



Sócrates, Secretário Geral do PS a jurar a pés juntos e com toda a clareza que em Lagoa o SAP não fecha.

Etiquetas:

17 fevereiro 2007

SantiagoCabo Verde




Etiquetas:

Rabelados....conhece ?

Um dia destes dei um saltinho à ilha de Santiago/Cabo Verde e tive a oportunidade de ouvir falar nos RABELADOS pelo taxista que me levou a conhecer a ilha. Disse-me que eram um grupo de pessoas, cada vez menos, que continuam parados no tempo. Que viviam sem electricidade, dinheiro e das coisas básicas que fazem a nossa felicidade. Senti curiosidade e quando voltei quis saber mais sobre este grupo e li que….Os rabelados constituem hoje um símbolo da resistência do homem cabo-verdiano. Localizados principalmente no concelho na preta, a quem os rabelados devem uma grande fidelidade. Os do Tarrafal, onde se julga terem surgido os primeiros grupos na textos seguidos nas suas práticas religiosas eram extraídos de década de 40, esta comunidade de povos foi baptizada de rabelados por se ter oposto à introdução do novo sistema do ensino da religião católica.
Habitam nas montanhas e lugares de mais difícil acesso onde, no passado, se refugiaram para se escaparem às perseguições e torturas a que foram submetidos por se terem oposto à introdução do novo sistema do ensino da religião católica em Cabo Verde. Ainda hoje vêem com desconfiança alguém que lhes visita pela primeira vez.
Bom..o mais engraçado de tudo isto é que também fiquei a saber, aqui em Lagoa, que A Universidade do Algarve, promoveu uma campanha de recolha de computadores novos ou usados para doar à comunidade dos Rabelados de Espinho Branco, na ilha de Santiago.
No dia 26 de Janeiro o presidente da Assembleia Nacional, Aristides Lima, recebeu, pelas 11 horas, o novo líder espiritual dos Rabelados de Espinho Branco, em São Miguel, Santiago.
Fotos e texto de Manuel Amorim e pesquisa na Internet.

Etiquetas:

16 fevereiro 2007

Quem sou eu...... quem sou eu

Havia um rei pequenino que quando chegava frente dos seus súbditos pergunta...QUEM SOU EU QUEM SOU EU…e a plebe respondia..ÉS REI …ÉS REI. Esta brincadeira do humorista brasileiro Jô Soares, faz-me lembrar um pouco Lagoa. Porquê ? Porque conheço políticos que quando chegam frente aos seus súbditos e fazem a mesma pergunta…QUEM SOU EU.... QUEM SOU…e a resposta é…ÉS REI ÉS REI……Só que….interiormente, os mesmos súbditos, pensam…ÉS UM FILHO DA MÃE…ÉS UM FILHO DA MÃE (para não utilizar um palavrão). E então a nível do PS…meu deus. As coisas estão pretas. Foi a tempestade há tempos que quase terminava na sua queda…é o caso Adão…foi a separação no Convento de S.José no dia do debate da IVG (cada um estava isolado na sua cadeira)…..é o Camarinha que sai da Assembleia Municipal…é….é…é…já para não falar do que aconteceu em 2005 nas autárquicas que acabou por acontecer uma lista de gente do PS a concorrer pelo BE.. É caso para dizer que são poucos militantes mas…esgravilhotos.
Ah para a próxima falarei no Dali Lama.

Etiquetas:

15 fevereiro 2007

Interrupção Voluntária da Gravidz….capítulo II

AbortoApós a votação de domingo temos vindo a assistir a coisas giras. Hoje respigamos as seguintes preciosidades.

Do PS/Leiria…
Anunciou segunda-feira, um dia depois do referendo sobre a despenalização do aborto, o lançamento de um debate sobre a forma de auxiliar as famílias portuguesas no sentido do aumento da natalidade, escreve a Lusa. O debate terá como lema “O PAIS PRECISA QUE FAÇAMOS MAIS FILHOS. COMO AJUDAR A TRATAR DELES.

De José Sócrates, secretário Geral do PS
A segunda preciosidade é de José Sócrates que disse em Óbidos, nas jornadas parlamentares do PS….«Quero dizer-vos apenas do fundo do coração que talvez não tenha vivido uma noite como a de domingo em que senti que o Partido Socialista merecia ser classificado como um partido progressista»,
Com esta declaração acredite que se eu fosse xuxa…ficava banzado. Então depois de tantos anos, só agora e após um referendo em que votaram menos de 50 % dos portugueses e portuguesas, o partido socialista diz que…MERECE SER CLASSIFICADO COMO UM PARTIDO PROGRESSITA ?
Que tal ?

Etiquetas:

14 fevereiro 2007

Perfume…..que tipo de odor ?

Acabamos de tomar conhecimento que a região de Turismo do Algarve….lança perfume em Lisboa.
Sabemos também que a campanha vai custar 183 mil euros. A ideia é atrair turistas para o Algarve. Tudo bem. Só que esta história de “lançar perfume” faz-me lembrar outros cheiros que por ai pululam….das muitas Estações de Tratamento….porqueiras (?), vacarias, cavalariças, etc etc etc. Cuidado com estes lançamentos de perfume. Resolvam primeiro os nossos cheiros para bem dos nossos narizes. Resolvam primeiro os problemas de atendimento e depois sim…vamos lançar o perfume.

Etiquetas:

Água mais cara em Lagoa….e Algarve – parte 2

Acabo de conhecer a posição do PS-Lagoa sobre os aumentos dos tarifários de distribuição de água, drenagem de águas residuais e recolha, depósito e tratamento de resíduos sólidos apresentados pela maioria PSD na Câmara Municipal de Lagoa. Só que o argumento principal não está inventariado na nota de imprensa, segundo o meu ponto de vista. Penso que o argumento principal seria….afinal para que servem os documentos das grandes opções do plano e orçamento?
Será apenas um amontoado de papeis? Ou será que a necessidade de aumentos de água, drenagem de águas residuais e recolha, depósito e tratamento de resíduos sólidos foi uma decisão de última hora?
Senão foi, então porque se orçamentou para 2007 menos receita do quem 2006 no capítulo de água?
Em 2006 foi orçamentada uma receita de 3.680.986 e em 2007 3.611.546 euros, ou seja 69.440 euros a menos.
E agora…temos estes aumentos. Dará para perceber?

Etiquetas:

Água mais cara em Lagoa….e Algarve

Consta por ai que vamos pagar a água mais cara, em Lagoa.
Aumentos para nós já não novidade quer seja a nivel do governo central ou autárquico. Já estamos habituados a estas coisas. Mas o que mais me chateia é que ninguém refile. Que pague e não bufe.. Não mexemos uma palha sobre estas situações. Estamos de tal maneira adormecidos que já nos calamos a tudo.
Porra.

Etiquetas:

Indo eu indo eu a caminho de…Cabo Verde

Consta por ai que Lagoa vai mandar uma comitiva a Cabo Verde para estar presente num aniversário qualquer que não me dei ao trabalho de saber qual. Não tenho nada contra estas viagens, embora os custos para essa deslocação também sejam retirados dos meus impostos. O que me chateia é que os valores que vão ser gastos podiam fazer felizes muitos miúdos de Cabo Verde, miúdos que vão para escolas distantes…a pé…e descalços. Deixo aqui o meu pedido. Aos que forem a Cabo Verde, possivelmente à ilha de Santiago. Metam-se num táxi…puxem os cordões á bolsa, isto é, gastem do vosso dinheirinho e vejam as condições em que vive essa gente, principalmente os miúdos na sua deslocação para a escola…e não só.
Estou convencido que a partir dessa visão haveria menos viagens e mais ajudas.

Etiquetas:

11 fevereiro 2007

IVG-Interrupção Voluntária da Gravidez - Parte 1

Esta manhã cumpri o meu dever cívico. Fui votar. E o meu voto foi em BRANCO.
Porquê em branco? Muito simples. Porque entendo que os representantes eleitos na AR têm capacidade de legislar sobre esta matéria. Infelizmente os grandes interesses políticos (diga-se possível perda de votos) o PS optou por se avançar para o referendo.
As mesas de voto só fecham ás 19h00 mas nada me impede de deixar algumas considerações.
Nesta campanha sobre a IVG (Interrupção Voluntária da Gravidez), não confundir com o TGV(Transporte Grande Velocidade) todos os intervenientes passaram os 10 dias a chamar nomes uns aos outros em vez de esclarecer os eleitores.
Nesta campanha apenas um rosto e pouco mais, do PS deram a cara pelo SIM – José Sócrates. José Sócrates o 1º ministro de Portugal, que deveria estar…caladinho porque não é uma pessoa qualquer. É o Primeiro-Ministro de todos os Portugueses. Mas não. Vestiu a sua pele de cidadão e veio para a rua pedir o voto no SIM.
E depois do fecho das Mesas de Voto como vai ser ?
Vamos pensar que ganha o SIM. Aqui José Sócrates, o 1º Ministro tem de demitir parte dos seus Ministros que não quiseram dar a cara na campanha.
Mas vamos pensar que ganha o NÃO. Ai José Sócrates deverá pura e simplesmente, como fez Guterres quando perdeu as autárquicas…IR EMBORA.
Sim. Porque as coisas não podem ser de outra maneira.
Se teve a coragem de dizer que se o NÃO vencesse, era uma derrota para o PS, também deve ter coragem para o resto.
Demitir os Ministros que não o acompanharam na campanha ao SIM…ou demitir-se porque PERDEU.
Uma última nota feita ás 14h30 do dia 11.
Embora as sondagens digam que o SIM tem uma vantagem entre os 10 e 15 % sobre o NÃO, por aquilo que vi esta manhã em mesas de voto de LAGOA e PORTIMÃO…vou esperar para ver.
Percebido ?

Etiquetas:

04 fevereiro 2007

Aqui..ouve-se musica clássica

Normalmente a musica clássica costuma ser ouvida em grandes salões. Mas também há as excepções e a excepção é exactamente aquilo a que tivemos o prazer de assistir. Neste deserto a poucos quilómetros de Santiago/Cabo Verde, existe um museu junto da Fortaleza Real de S.Filipe. E aqui tivemos mesmo o grato prazer de ouvir fundo musical de musica clássica. Tal e qual como se ouve nos mosteiros, com musica gregoriana. Parabéns a quem teve essa feliz ideia.
Aqui ficam 2 fotos do local.

Etiquetas:

Geminações....Finalmente o bom senso

Realizou-se no passado dia 19 e 20 de Janeiro na ilha de S.Vicente, o 1º congresso das Câmaras Geminadas Luso-Cabo Verdianas.
Na resolução final deste congresso foi dito e aceite por todos da necessidade de:


1 - RECOMENDAR uma avaliação de dois em dois anos dos protocolos de geminação assinados;
2 - REGULAMENTAR por diploma as competências dos municípios na cooperação descentralizada;
3 - REGULAMENTAR por diploma as competências dos municípios na cooperação descentralizada;
4 - SUGERIR aos respectivos governos nacionais apoio conjunto e co-financiamento a Programas específicos de Cooperação Descentralizada envolvendo os Municípios dos dois países e complementares daqueles desenvolvidos no âmbito da cooperação entre os dois estados.


Claro está que a declaração final assenta em 18 pontos muito concretos. Nós apenas destacamos 4.
Isto é…neste 1º congresso das Câmaras Geminadas Luso-Cabo Verdianas, finalmente aconteceu aquilo que nós vimos dizendo há séculos. Que as geminações não podem ser apenas para uns passeios dos autarcas dos dois países mas sim…tratar dos problemas das populações. Segundo as conclusões finais do Congresso TUDO DEVE FICAR CLARO. As Câmaras deverão colocar nos seus orçamentos as ajudas que se comprometem a prestar durante um determinado tempo.
Assim…já gostamos
Por isso deixo aqui um repto aos políticos das Assembleias Municipais, que lerem este texto.
Que se crie uma comissão (ahahahahahahahaha) para saber o que efectivamente foi feito desde o primeiro dia em que foram assinados protocolos;
Nesse estudo deveriam constar os valores das viagens, os gastos nas visitas, as ajudas em dinheiro ou equipamento…. e o retorno desse investimento, isto é, os políticos das Assembleias Municipais deveriam saber o que se tem passado nesta matéria.
Não pretendo marcar agendas….mas apenas lembrar a necessidade das oposições estarem mais atentas.
Texto de: Manuel Amorim e foto da internet

ILHA DE SÃO VICENTE-Cabo Verde

Etiquetas:

03 fevereiro 2007

Tarrafal - Cabo Verde

Esta é a verdadeira situação do ex-campo de concentração do Tarrafal, no dia 23 de Janeiro de 2007. O resto é...paisagem

Parque interior da cadeia, museu e um pavilhao com grades de ferro





Etiquetas:

Tarrafal - Cabo Verde

Entrada principal da ex-cadeia politica

Etiquetas:

São Domingos

Fotos tiradas no concelho de S.Domingos, Cabo Verde






Etiquetas:

Férias......Parte 1

Como a vida é curta, aproveitei para tirar 2 semanas de férias para descansar. Descansar é como quem diz, paraa me cansar mais fisicamente Como deve calcular, nas férias acabamos por andar de um lado para o outro e o descanso vai-se. Serve-nos de consolo o ficarmos bem psicologicamente e isto é o mais importante. Pelo menos comigo é assim. Adiante. Desta vez fiz um pequeno desvio para matar a minha curiosidade. Ir a uma das 10 ilhas de Cabo Verde, neste caso Santiago, a maior ilha e que pertence ao grupo do Sotavento. Estende-se por cerca de 75 km de comprimento, no sentido norte-sul e cerca de 35 km de largura, no sentido leste-oeste.
E claro está que quem vai de Lagoa para Cabo Verde não pode deixar de visitar duas localidades: São Domingos e Tarrafal. Aliás, dei a volta á ilha. Percorri alguns recantos que só um guia nos pode levar a conhecer. É caro sim, mas vale a pena para quem quer conhecer TUDO. Por sinal o taxista era um ex-emigrante que trabalhou em Portugal, no duro, em Massamá. Comprou um táxi e hoje vive com menos esforço.
Neste Férias 1 mostro-lhe 2 fotos. Uma da Câmara de São Domingos e outra da entrada do Tarrafal.
Ah..mais uma informação. Existem diversas formas de visitar São Domingos e o Tarrafal.
A primeira é…ser Presidente ou vereador de uma autarquia. Fazer um protocolo de geminação e quem paga é o erário público. A segunda é ser político ou andar na roda dos políticos e ir num qualquer grupo de amizade. Aqui também quem paga é o erário público. A terceira via é fazer como eu fiz. Pagar do meu bolso.
Sobre esta questão de geminações vou lançar brevemente um desafio aos nossos políticos. Não só de Lagoa mas de todo o Portugal. Mas isso será…noutro escrito.
Palavra que já tinha saudades de escrever coisas.
De fazer provocações.
Texto e fotografias de: Manuel Amorim

Etiquetas: